Atividades para jovens católicos algarvios foram apresentadas em Albufeira

Comentários fechados em Atividades para jovens católicos algarvios foram apresentadas em Albufeira 84

O Secretariado da Pastoral Juvenil, o Secretariado da Pastoral Vocacional, o Movimento dos Convívios Fraternos e o Centro Diocesano de Acólitos da Igreja Católica algarvia reuniram-se ontem com cerca de 50 responsáveis dos grupos paroquiais de jovens (animadores) para apresentarem o seu programa de atividades (ver abaixo) para o presente ano pastoral 2014/2015, inspirado no tema de diocese “Chamados à Santidade”.

O calendário juvenil de atividades, com o subtema “Santidade, um estilo de vida” apresentado ontem pela primeira vez em conjunto por aqueles organismos da Diocese do Algarve resultou de um trabalho de coordenação iniciado este ano. Após a oração da manhã e a apresentação dos participantes do encontro que teve lugar no Centro Pastoral Beato Vicente, em Albufeira, o padre António de Freitas frisou que “a santidade é um desafio de sempre da vida da Igreja”. “O desafio da diocese é experimentar na relação com Cristo esse caminho de santidade. É preciso inserir os nossos jovens em Igreja, mas o dom da santidade tem de se descobrir também pela oração, pelo encontro íntimo com Cristo, como experiência profunda de amizade com Deus”, advertiu o assistente espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, exortando à aposta em “experiências fortes de encontro com Deus”.

O sacerdote sublinhou que este ano dedicado à santidade convida, sobretudo, a apostar em três dimensões “essenciais”: “a vida de oração, a descoberta da eucaristia e a questão vocacional”. Sobre esta última pediu que seja transversal às várias atividades paroquiais, vicariais e diocesanas.

Referindo a simbologia do local escolhido, aquele responsável aludiu ao testemunho do beato Vicente de Albufeira. “Temos, na nossa diocese, dois jovens santos que ofereceram a sua vida. É bom aproveitarmos estes santos para os propormos como modelos aos nossos jovens”, pediu. O calendário de atividades apresentado inclui as iniciativas a promover no âmbito da espiritualidade de Taizé, a comunidade ecuménica no sul da França, e os encontros a realizar no âmbito do Pré-seminário. No encontro estiveram responsáveis das paróquias de Albufeira, Algoz, Bensafrim, Boliqueime, Ferreiras, Guia, Loulé, Luz de Tavira, Moncarapacho, Olhão, Matriz de Portimão, Quarteira, Quelfes, São Pedro de Faro (incluindo a comunidade do Patacão), Sé de Faro, Silves e Vila Real de Santo António, e do Colégio de Nossa Senhora do Alto.

O acólito (termo de origem grega que significa “acompanhar” ou “seguir”) ajuda o clero católico no serviço do altar, podendo também ser solenemente instituído, o que acontece no âmbito da formação para o sacerdócio.

Calendario_atividades_2014_2015_jovens