Bispo do Algarve preside a missa do Encontro Europeu da Juventude Dehoniana em Portugal

Comentários fechados em Bispo do Algarve preside a missa do Encontro Europeu da Juventude Dehoniana em Portugal 14

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, preside no próximo dia 9 de agosto à missa conclusiva do Encontro Europeu da Juventude Dehoniana que irá decorrer em Portugal, de 3 a 11 de agosto.

Este encontro congregará cerca de 120 jovens de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Ucrânia, Polónia, Croácia e Áustria, acompanhados pelos respetivos responsáveis pela pastoral juvenil e vocacional dehoniana.

A iniciativa está a ser preparada há mais de um ano pela Comissão Provincial para a Pastoral Juvenil e decorrerá sob o lema “A Paz é contigo!”. Ao longo destes dias os jovens irão “refletir sobre a construção da paz, lembrando o centenário da Primeira Guerra Mundial, irão aprofundar o carisma dehoniano na vertente da paz, do amor e da reconciliação e irão ser interpelados para uma proposta vocacional dehoniana que leve a uma opção de vida”, explica a organização.

Nos primeiros três dias (3 a 5), o encontro decorrerá em Alfragide. Depois estarão dois dias (6 e 7) em Fátima, de onde seguem para o Seminário Missionário Padre Dehon, no Porto, com uma passagem pelo Instituto Missionário, em Coimbra. Permanecem dois dias (8 e 9) no Porto e, por fim, regressam a Alfragide (dia 9), onde decorrerá a missa conclusiva do encontro presidida pelo bispo do Algarve, também ele pertencente à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos). Nesta passagem por Fátima e por algumas das casas da congregação, haverá momentos de oração, conferências e tempos de reflexão inspirados pelo tema geral.

Este tipo de encontros realizam-se periodicamente, já tendo decorrido em diversas províncias da Europa. Desta vez coube à província portuguesa acolher e organizar o encontro.